Cirurgia de estrabismo em crianças

A cirurgia para correção do estrabismo em crianças dura aproximadamente 1 hora. Esse procedimento é realizado em regime ambulatorial, ou seja, o paciente realiza a cirurgia e volta para casa no mesmo dia.

Nesta cirurgia, nós mexemos nos músculos oculares externos, que são os responsáveis pela movimentação dos globos oculares nas diversas posições do olhar. Quando o paciente tem estrabismo a cirurgia para alinhar os olhos é realizada nesses músculos. Esses músculos estão localizados na “parte branquinha” dos olhos, por baixo de uma membrana que se chama conjuntiva.

Na cirurgia, é feita uma incisão na conjuntiva com objetivo de localizar esses músculos e, conforme o desvio do paciente, utilizamos técnicas para fortalecer ou enfraquecer esses músculos. Para cada tipo de estrabismo, nós criamos um planejamento cirúrgico minucioso de modo a deixar os olhos do nosso paciente bem alinhados e em posição anatômica correta.

E sobre a anestesia?

A escolha da anestesia depende das condições clínicas de cada paciente. Normalmente, a técnica anestésica mais utilizada é a anestesia geral porque ela garante que o paciente fique imóvel durante o procedimento. Mas também podemos utilizar a anestesia local com sedação ou anestesia tópica, que é quando pingamos um colírio anestésico dentro do olho.

Em nenhum dos casos, o paciente sente dor.

A cirurgia de estrabismo pode ser realizada em qualquer idade, mas em casos de bebês que nascem com estrabismo convergente é recomendado que seja operado até 18 meses de vida para que essa criança tenha maior chance de desenvolver a visão de maneira correta.

Geralmente, essa cirurgia não requer internação hospitalar e depois que o paciente passa aqui pela sala de cirurgia, ele vai para a sala de recuperação receber os cuidados especiais pós-procedimento.

Assim que o paciente estiver bem desperto, ele recebe a liberação para ir para casa.

Agendar consulta para seu filho(a)

plugins premium WordPress